Salgado, Lucília (coord.) (2011). O aumento das competências educativas das famílias: um efeito dos Centros Novas Oportunidades. Lisboa: ANQ
O livro “O aumento das competências educativas das famílias: um efeito dos Centros Novas Oportunidades” é uma edição da Agência Nacional para a Qualificação, coordenada por Lucília Salgado, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, que resulta de um estudo que se inicia com uma hipótese: até que ponto a formação efectuada nos Centros Novas Oportunidades, através de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), desenvolve um projecto de vida nos filhos dos formandos destes mesmos processos que passe pela escolarização e que facilite o desenvolvimento da literacia familiar?
Para o efeito, foram estudadas, entre 2009 e 2011, as mudanças ocorridas em formandos de processos de RVCC de nível básico com filhos a frequentar o 1.º ciclo do ensino básico, residentes em 13 distritos de Portugal Continental. Paralelamente, foram inquiridos docentes de filhos destes formandos, tendo-se vindo a confirmar positivamente a hipótese levantada.
Neste sentido, o estudo aponta para o facto de se cruzarem, como faces da mesma moeda, duas problemáticas vincadamente verificadas em Portugal: a da qualificação escolar dos adultos e a das competências escolares das crianças.
O estudo vem demonstrar que a realização de processos de RVCC por parte dos pais tem conduzido ao desenvolvimento de um maior interesse pelo estudo dos seus filhos, a um maior envolvimento nas suas aprendizagens, bem como a uma relação mais adequada com a escola e com os professores dos mesmos. Além disso, estes pais tornaram-se leitores mais assíduos, desenvolveram a prática de leitura com os filhos em tarefas escolares, do quotidiano ou em actividades lúdicas e de lazer, influenciando o aumento dos níveis de literacia familiar e promovendo condições facilitadoras do sucesso escolar das crianças.
Para o efeito, foram estudadas, entre 2009 e 2011, as mudanças ocorridas em formandos de processos de RVCC de nível básico com filhos a frequentar o 1.º ciclo do ensino básico, residentes em 13 distritos de Portugal Continental. Paralelamente, foram inquiridos docentes de filhos destes formandos, tendo-se vindo a confirmar positivamente a hipótese levantada.
Neste sentido, o estudo aponta para o facto de se cruzarem, como faces da mesma moeda, duas problemáticas vincadamente verificadas em Portugal: a da qualificação escolar dos adultos e a das competências escolares das crianças.
O estudo vem demonstrar que a realização de processos de RVCC por parte dos pais tem conduzido ao desenvolvimento de um maior interesse pelo estudo dos seus filhos, a um maior envolvimento nas suas aprendizagens, bem como a uma relação mais adequada com a escola e com os professores dos mesmos. Além disso, estes pais tornaram-se leitores mais assíduos, desenvolveram a prática de leitura com os filhos em tarefas escolares, do quotidiano ou em actividades lúdicas e de lazer, influenciando o aumento dos níveis de literacia familiar e promovendo condições facilitadoras do sucesso escolar das crianças.
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